Prefeitura Municipal de Sobradinho - Bahia | Prefeitura de Sobradinho desenvolve o "Hiperdia" contemplando hipertensos e diabéticos
Prefeitura de Sobradinho desenvolve o "Hiperdia" contemplando hipertensos e diabéticos

Dois dias compartilhando informações e prestando atendimento a hipertensos e diabéticos. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde desenvolveram o "Hiperdia", um programa do Ministério da Saúde que realiza o cadastramento e o acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.

O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, garantindo assim a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS e também permite conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes na população, com orientações aos gestores públicos na adoção de estratégias de intervenção.

Ontem (4), em uma ação preventiva do programa, foi realizada palestra na UBS Maria Ribeiro, proferida pela médica Fernanda Medrado, que falou sobre os fatores de risco e importância da prevenção da hipertensão e do diabetes. Também foram disponibilizadas consultas, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia para a comunidade. Mais de 100 pessoas foram atendidas e cadastradas para serem acompanhadas pelo "Hiperdia".

Nesta terça-feira (5) os usuários do programa passaram por acompanhamento médico e devidos encaminhamentos.

Geraldo Andrade, usuário do Programa Hiperdia na UBS Maria Ribeiro, aprovou o serviço “Estou muito satisfeito de ver a saúde em Sobradinho melhorando a cada dia. Esse ano já fiz os exames e as consultas que precisava para o controle de hipertensão. Minha saúde está boa demais. Pra completar, na semana passada as meninas do posto me informaram que já vou fazer minha cirurgia de catarata", avaliou.

“O hiperdia é importante para a população, pois melhora o acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, fortalecendo o vínculo com a equipe, além de conscientizá-los sobre as mudanças de hábitos de vida para prevenir complicações dessas doenças e sobre a importância da adesão do tratamento”, esclareceu a médica Fernanda Medrado, da UBS Maria Ribeiro.

Cláudia Daniela Mamédio, enfermeira coordenadora da Maria Ribeiro, também fez uma avaliação positiva do programa e dos investimentos que a gestão municipal vem aplicando na saúde " Nós, profissionais de saúde, somos testemunhas do empenho desta gestão em oferecer um serviço de qualidade. O Prefeito Luiz Vicente tem investido também nas ações de promoção e prevenção à Saúde. Aqui na UBS Maria Ribeiro contamos com todo suporte da gestão, inclusive com a participação direta do Secretário de Saúde Jailson Santos nas atividades que realizamos. Nesta ação do Hiperdia, por exemplo, a equipe da Secretaria está presente e atuante, nas pessoas do próprio Secretário Jailson e de Blenda, Coordenadora da Atenção Básica", concluiu.

Ascom PMS

publicidade
Informativos
Conheça sobradinho
Uma cidade que, além das belezas naturais, possui um patrimônio que conta sua história, preserva suas tradições e incentiva o exercício da cultura de forma plural.
Culinária
Cultura
Turismo
servicos ao cidadão
Uma cidade que, além das belezas naturais, possui um patrimônio que conta sua história, preserva suas tradições e incentiva o exercício da cultura de forma plural.
Diário Oficial
Nota Fiscal
NOVO SORRISO ABERTO
Portal do Servidor
Portal Transparência
Copyright 2014. Prefeitura Municipal de Sobradinho - Bahia. Todos os direitos reservados.