Prefeitura Municipal de Sobradinho - Bahia | "Educação de Qualidade Social se faz com ações integradas e que envolvam as áreas da saúde e social", diz Secretária de Educação de Sobradinho
"Educação de Qualidade Social se faz com ações integradas e que envolvam as áreas da saúde e social", diz Secretária de Educação de Sobradinho

"Implementar uma educação de qualidade social só é possível através de ações conjuntas com outras secretarias municipais. Aqui em Sobradinho promovemos uma educação de mãos dadas com outras áreas importantes para o desenvolvimento integral dos nossos alunos", com este pensamento a Secretária de Educação Dulcilene Kestering, conduz a pasta no município.
Em um encontro com os gestores das escolas municipais, a gestora falou da importância de desenvolver ações integradas com as secretarias de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social. Na ocasião, foram trabalhados vários temas como o EDUCASENSO, o Programa Bolsa Família, o Saúde da Família, Implantação do Projeto de Educação Ambiental Permanente e da Inclusão da Educação Especial nas escolas do município.
Através de palestras, treinamentos, rodas de discussão sobre o desenvolvimento de ações contidas no Plano Municipal de Educação, os profissionais da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de conhecer os programas e sugerir estratégias para fortalecê-los no âmbito escolar.
O encontro mostrou a importância do EDUCASENSO, que aborda a sistematização dos dados sobre a educação municipal para uma melhor aplicação dos recursos na área. Essa coleta de dados tem ligação direta com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, pois com as informações passadas pelas escolas, a equipe do Programa Bolsa Família faz o mapeamento dos alunos beneficiados e passa os dados para uma comissão de monitoramento e avaliação da Secretaria de Educação para análise de desempenho de cada estudante.
A adesão ao programa "Saúde nas Escolas" também procurou mobilizar os gestores a planejar estratégias para que as ações possam ter amplo alcance na comunidade escolar, pois o programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio da prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
A inclusão da Educação Especial oferece o curso de libras para todos os profissionais da educação e alunos, visando uma comunicação mais efetiva entre as pessoas e dando mais atenção as pessoas com necessidades especiais.
Também foi trabalhado o Projeto de Educação Ambiental Permanente, com foco na preservação do bioma caatinga e do Rio São Francisco, procurando contribuir para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente. O projeto está sendo desenvolvido nas escolas e alcançando bons resultados em sua etapa inicial de implementação.
“ O Prefeito Luiz Vicente está investindo na qualidade da educação do nosso município e a sua orientação é no sentido de otimizarmos ainda mais a aplicação dos recursos. Para isso é necessário desenvolver um conjunto de ações que envolva todo o corpo de colaboradores da educação, da saúde e da assistência social para que possamos beneficiar ainda mais a população," ressaltou Ducilene Kestering.

publicidade
Informativos
Conheça sobradinho
Uma cidade que, além das belezas naturais, possui um patrimônio que conta sua história, preserva suas tradições e incentiva o exercício da cultura de forma plural.
Culinária
Cultura
Turismo
servicos ao cidadão
Uma cidade que, além das belezas naturais, possui um patrimônio que conta sua história, preserva suas tradições e incentiva o exercício da cultura de forma plural.
Diário Oficial
Nota Fiscal
Portal do Servidor
Portal Transparência
SIC
Copyright 2014. Prefeitura Municipal de Sobradinho - Bahia. Todos os direitos reservados.