Prefeitura Municipal de Sobradinho - Bahia | A cidade
A cidade

Com uma população atualmente estimada em 25.000 habitantes, o censo de 2010 apontava 22.000, Sobradinho está inserido na Região Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina/Juazeiro e abriga a Usina Hidrelétrica da CHESF, responsável pelo abastecimento energético de grande parte do País.

Com o maior PIB per capita da sua região administrativa, Sobradinho tem forte vocação para o turismo e oferece aos visitantes excelentes oportunidades, a exemplo dos seus parques naturais, com paisagens exuberantes, gravuras rupétricas e vista ao maior lago artificial em espelho d’agua do mundo, o Lago de Sobradinho.

Banhado pelo Rio São Francisco, Sobradinho é um paraíso para as atividades de pesca e lazer, oferecendo ótimas oportunidades também na culinária e no esporte aquático.

Idealizada inicialmente como acampamento dos trabalhadores que construíram a Barragem Hidrelétrica, Sobradinho, que pertencia ao município de Juazeiro, foi elevada a condição de município em 24 de fevereiro de 1989, transformando-se, pelo esforço dos seus filhos e moradores, numa das mais acolhedoras cidades do Vale do São Francisco.

Dados:

Data de Fundação: 24 de fevereiro de 1989

Gentílico: Sobradinhense

Área: 1,238,923 Km2

População: 22.000 hab. IBGE/2010

Densidade: 17.770,6 hab. /Km2

Altitude: 380 m

Clima: Semi-arido

IDH-M: 0,631 médio PNUD/2010

PIB: R$ 407 359,265 mil/ IBGE/2008

PIB Per Capita: R$ 18 534,87 mil/ IBGE/2008

Localiza-se a 09º27'19" de latitude sul e 40º49'24" de lingitude oeste, a uma altitude média de 380 metros.

História

Sobradinho foi idealizada inicialmente para servir de acampamento aos trabalhadores que seriam necessários para se construir a barragem. Porém, após a construção, muitas famílias decidiram adotar o lugar como moradia e assim fixaram habitação na cidade em uma das suas vilas, São Joaquim, São Francisco e Santana.

Conhecido como a "terra da barragem" por abrigar a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, o município tem o segundo maior lago artificial do mundo em espelho d'agua. O lago de Sobradinho é o grande reservatório de água do Nordeste, e através dele a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) regula a vazão de água do Rio São Francisco a jusante da barragem (Médio e baixo São Francisco).

A cidade possui uma orla conhecida como "Chico Periquito", com diversos bares e restaurantes a beira-rio. (fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

publicidade
Informativos
Conheça sobradinho
Uma cidade que, além das belezas naturais, possui um patrimônio que conta sua história, preserva suas tradições e incentiva o exercício da cultura de forma plural.
Culinária
Cultura
Turismo
servicos ao cidadão
Uma cidade que, além das belezas naturais, possui um patrimônio que conta sua história, preserva suas tradições e incentiva o exercício da cultura de forma plural.
Diário Oficial
Nota Fiscal
NOVO SORRISO ABERTO
Portal do Servidor
Portal Transparência
Copyright 2014. Prefeitura Municipal de Sobradinho - Bahia. Todos os direitos reservados.